quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CAMPANHA MUNICIPAL DE MOVE OLEO PASSE A DIANTE ESTA IDEIA

A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO PARQUE DOS MINISTÉRIOS RECEBERÁ EM BREVE UM ECO PONTO DO PROJETO MOVE OLÉO DO RAFAEL, E OURA COMUNIDADE QUE TAMBÉM RECEBERÁ E A VILA DO ITAMANBUCA, LÁ DO BERICO.





Um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Você sabe o que fazer com o óleo depois de usá-lo em frituras em sua casa ou estabelecimento? Onde você joga? No lixo? No solo? Pelo ralo da pia? Pois saiba que, assim, você está causando grandes danos ao meio ambiente.“É preciso sensibilizar, conscientizar as pessoas sobre esse problema ambiental causado pelo mau descarte do óleo de cozinha”, alerta o gestor de bar, Rafael Vendramini, 30 anos, que, há cerca de três anos, juntamente com sua esposa e um amigo, encabeçam o projeto que, há um ano, leva o nome de Move Óleo. Ele, que trabalhou durante 15 anos como bartender, começou a pesquisar o assunto ao conviver com ele em sua rotina de trabalho. Hoje, vive quase que exclusivamente disso.

Há cerca de um mês e meio, ele também começou a fazer coleta nas residências da cidade. “Vai ser assim até que consigamos arrumar Ecopontos”, explica. “Queremos mover todos em prol do meio ambiente e também levar esse projeto para as cidades vizinhas”, declara.

Erros cometidos

Vendramini explica que o óleo usado, quando jogado no lixo, no solo ou no ralo da pia (rede de esgoto), causa muitos malefícios, como entupimentos de encanamentos, impermeabilização de fossas e solos, problemas de saneamento, enchentes e contaminação de rios e mares, colocando em risco a vida aquática e a alimentação humana.
Segundo ele, muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.

Para onde vai o óleo?

O jovem empreendedor explica que a ideia do projeto é coletar o óleo de fritura e revendê-lo á indústria química, explorando o conceito de sustentabilidade e, assim, estimular o programa de preservação ambiental. De acordo com ele, uma forma de transformação ecológica e ambiental para o óleo usado é destiná-lo a fabricação de biodiesel, que é 70% menos poluente que o óleo diesel comum. “O lucro obtido com a reciclagem do material é a geração de emprego e fonte de renda, sem falar no bem que estamos fazendo ao meio ambiente”, analisa.

Sabão e óleo de fritura

Vendramini explica, ainda, que o óleo de cozinha saturado não pode ser destinado à fabricação de sabão caseiro, porque ele é também um agente poluidor do meio ambiente e da água em maior potencial do que o óleo saturado. “Isso porque o sabão caseiro feito com o óleo saturado não tem biodegradabilidade ou, mesmo tendo, os agentes químicos utilizados na sua composição reagem de forma a potencializar a poluição na água e formar pedra dura (crostas), além de atrair bactérias que consomem o oxigênio da água durante o processo de decomposição dos resíduos do sabão na água”, avisa.

É preciso mudar!

“Entramos em um novo século, o mundo está mudando, os recursos naturais estão ficando escassos para a demanda humana no planeta. Todos deverão pensar em responsabilidade ambiental e iniciar a mudança, alterar os padrões de produção e consumo para padrões sustentáveis ou nossos descendentes serão penalizados pelo nosso estilo de vida”, alerta Vendramini. “Os peixes estão acabando, os mares aumentando, os rios secando e as áreas agricultáveis estão diminuindo por causa da seca causado pelo efeito estufa gerado pela poluição humana”, complementa.

Faça sua parte

Todo óleo de fritura usado, mesmo com alguns resíduos de alimentos, pode passar pelo processo de reciclagem. Basta que você saiba embalar o óleo na sua casa, como ensinado a seguir:

- Depois de frio, guarde o óleo usado em uma embalagem plástica (garrafas de refrigerante, do tipo PET, ou potes de boca larga, como os de maionese - estes são os mais recomendados);

- Tampe bem a embalagem para evitar qualquer transtorno;

- Ligue para Rafael, que ele irá retirar no seu estabelecimento ou residência. Anote aí: (12) 3832-5629 - 9746-8494 - 9158-5898 

Move Óleo Ubatuba! Em breve novidades sobre ecoponto na rede social!

Nenhum comentário: